Água Termal ou Spray Mata-Monstro

27 de fev de 2009

Eu venho usando Água Termal em spray há alguns anos, para hidratar a pele durante aqueles dias mais quentes, para dar uma "energizada" pela manhã, para dar uma "relaxada" após lavar o rosto à noite, etc.

As propriedades da Água Termal são inúmeras: rica em sais minerais como magnésio, cálcio e ferro, tem uma grande capacidade antiinflamatória e cicatrizante, combate a expressão de cansaço no final do dia e por aí vai...
Sempre que vamos para piscina ou praia eu levo um spray na bolsa, para borrifar no meu rosto e no da filhota.

Mas agora a Água Termal tem mais uma função aqui em casa: é o spray Mata-Monstro da Mariana.

Desde que substituimos o berço por uma cama ela tem tido dificuldades de dormir, tem tido sono muito leve, não quer dormir no quarto sozinha de jeito nenhum. Quando consigo colocá-la pra dormir na caminha, ela acorda de madrugada e vai para o meu quarto ou para o sofá na sala.

Já estávamos aflitos, aí achamos no site BabyCenter algumas dicas para fazer a criança permanecer no seu quartinho e uma delas é a Caça aos Monstros antes de dormir. E para garantir que a criança fique mais tranquila nada melhor que ela estar munida com um Spray Mata-Monstros, não é mesmo?? :)
Como era o que eu tinha em mãos na hora que resolvemos fazer a Caça aos Monstros, um Spray de Água Termal tornou-se o Spray Mata-Monstro poderosíssimo.

Agora virou festa. Toda noite antes de dormir ela pega o Spray de Água Termal e sai a procura de monstros. Não encontrando, ela coloca o spray na caminha, vem pro colo da mamãe que canta até ela adormecer.

Santa Água Termal, Amém!!!!

Chocolate c/ Pimenta

25 de fev de 2009

Declaro que sou a mais nova ruiva do momento.
Ontem me deu a louca e resolvi pintar sozinha as madeixas.
Estava com luzes, mas muito claras. E após usar várias vezes esse creme percebi que o cabelo começou a ficar com uma tonalidade amarelada muito esquisita.
Comprei a tinta na cor Marrom Caramelo da Schwarzkopf, que é a cor que eu gostaria que meu cabelo ficasse. Olhei na tabela (furada, óbvio) que vem na embalagem e a cor ficaria um tom de marrom meio chocolate.

Mas não ficou. Levei o maior susto quando lavei e vi a cor: vermelho vermelhaço vermelhusco vermelhante vermelhão.
Foi um choque!
Na hora fiquei meio chateada e pude (mais uma vez) constatar que não dá pra fazer esse tipo de coisa na louca, tem que ser pensado e etc e tal.
Hj quando acordei e tomei mais um susto, resolvi usar o creme da Lush de novo para ajudar a clarear. Depois de 20 minutos com o creme nos cabelos, fui lavá-los com Shampoo Anti-Resíduos da Natura e em seguida c/ Shampoo John Frieda para cabelos loiros.

O resultado foi esse: Cabelo cor de Chocolate c/ Pimenta. :)


Agora vou aguardar alguns dias pra ver no que vai dar...

Garota eu vou pra Califórnia ...

23 de fev de 2009

Hoje foi a entrevista do marido para obter novo visto americano.
Passamos algumas semanas juntando documentos, agendando entrevista, um estresse aqui e outro acolá.

E yeahhh, o resultado foi positivo!! O visto foi concedido sem muitos questionamentos.

Agora é só alegria!!
Agendar a viagem, comprar as passagens e fazer todo o planejamento.

Garota nós vamos pra Califórnia!
San Francisco, wait for us!!!

Uma massa muito versátil

20 de fev de 2009

A Ana C. me ensinou o caminho das pedras. Me levou até esse blog e indicou a receita dessa massa super versátil.
A massa é super rápida e fácil de fazer, ingredientes simples que sempre temos em casa.
Eu fiz metade da massa, porque a população dessa casa é pequena, risos. :)

Vamos à receita:

Pãezinhos Recheados

Usei:
2 ovos
15g de fermento biológico (usei o fresco)
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de leite morno
1/4 xícara (chá) de óleo
500g de farinha de trigo

Coloquei o fermento com o açúcar numa vasilha e mexi até que o fermento derretesse e ficasse com consistência de mingau. Acrescentei o sal, os ovos, o leite e o óleo e mexi mais um pouco. Fui colocando a farinha aos poucos e sovando a massa.
Depois de todos os ingredientes terem se unido numa massa linda e lisa, deixei descansando por 20 minutos.

Passado o tempo de descanso, fui pegando pequenas porções da massa e abrindo com o auxílio do rolo.
Como tinha sobrado um pouquinho do Frango c/ Requeijão do almoço, usei para rechear 2 pães.
Os demais pãezinhos fiz em formato de bolinhas, recheados com presunto picante e queijo Ementhal picados.
Pincelei a mistura de 1 gema com óregano, alecrim e um pouquinho de sal.

Levei ao forno em temperatura média (já pré-aquecido) para assar por cerca de 25 minutos.

Prontinho! Buon Appetito!




Pãezinhos recheados com Frango c/ Requeijão

Pãezinhos recheados com Presunto Picante e Queijo Ementhal

O rendimento foi de: 2 pães compridinhos e 7 pães redondinhos.

Receitinha aprovadíssima aqui em casa. Com certeza usarei essa massa para preparar outras delícias.

Ana, muito obrigada pela dica do blog. Essa receita me lembrou momentos da minha infância, o sabor de um salgado que eu comia quando íamos para Maringá no pediatra.
E sabor de infância é uma coisa muito séria! :)

Um aniversariante e dois bolos para comemorar!!!

19 de fev de 2009




Como eu disse neste post, fiz o Bolo c/ Creme de Maracujá e marídeo o levou para comemorar o níver com o pessoal do trabalho.
Filhota ficou em casa toda cheia de "mimimis", dizendo que o papai levou o bolinho DELA embora.

Fiquei com dózinho dela e fiz outro bolo para cantarmos parabéns pro papai em casa.

E esse segundo bolo ficou bem melhor que o primeiro!! :)

Receitinha rápida:

Bolo de Mousse de Maracujá c/ Amêndoas

Fiz um pão de ló fofinho e deixei esfriando. Depois cortei em 3 partes iguais.

Para o recheio usei:
1 lata de leite condensado
500g de creme de leite (4un Creme Double Dr.Oetcker)
1 medida (da lata) de suco concentrado de maracujá (usei o Maguary do Brasil)
3 claras batidas em neve

No liquidificador bati o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá. Incorporei as claras em neve, mexendo delicadamente com o auxílio de uma espátula.
Levei ao freezer para gelar por 40 minutos, pq eu tinha pressa.

No mesmo esquema do bolo anterior, misturei licor Bailey's (meu preferido ever) e leite na proporção 2 licor pra 1 leite.



Primeira camada de massa de bolo, molhei bem com a mistura licor+leite, cobri com mousse de maracujá e salpiquei amêndoas fatiadas. Segunda camada de massa de bolo, molhei a massa com licor+leite, cobri com mousse de maracujá e por cima a última camada de bolo e molhei com o licor+leite.

Fiz uma ganache para cobertura:
125g de creme de leite
200g de chocolate meio amargo
1 colher (sopa) de licor Bailey's

Levei num refratário ao micro-ondas o creme de leite e o chocolate picado, por 30 segundos. Retirei e mexi bem.
Mais 30 segundos no micro-ondas, retirei, mexi um pouco, acrescentei o licor e mexi novamente.
Mais 30 segundos no micro-ondas e voilà.
Tudo bem misturadinho, creme liso e prontinho para cobrir o bolo.

Comecei cobrindo as laterais para depois cobrir o topo.


Confeitei com amêndoas fatiadas por toda a volta lateral do bolo.
Fiz enfeites com bico de confeiteiro e produto próprio para confeitar da Lindt, sabor chocolate branco (divino!!) e salpiquei raspas de chocolate por cima.


Ficou lindo e muiiitooo gostoso!!


Para o paladar alemão eu acho que o Creme de Maracujá como recheio para o bolo é mais acertado.
Para o paladar brasileiro, com certeza o Mousse de Maracujá é a melhor opção!

Frango com Requeijão à minha moda

Essa é uma receita comum. Muita gente sabe preparar um prato de Frango c/ Requeijão e cada um tem a sua receita, seus segredinhos e coloca o seu toque especial no prato.
Eu gosto de fazer assim:

Cozinho 500g de peito de frango desossado em pouca água com temperos e sal por 5 minutinhos na panela de pressão.
Deixo esfriar.

Depois desfio grosseiramente e tempero com 125g de creme de leite (uso Creme Legére), salsinha e cebolinha e acerto o sal.

Num refratário eu forro o fundo e laterais com requeijão (mais ou menos 150g), coloco o frango e cubro com queijo mussarela ou Gouda (ou outro queijo que vc preferir) ralado grosso e levo ao forno para gratinar, por cerca de 20 minutos.



É um prato super prático e rápido de se fazer. E o sabor, ahhh, nada menos que delicioso!!


Para acompanhar eu fiz Arroz c/ Cenoura e Salsinha e uma saladinha verde.

P.S.: Você pode usar batata palha como acompanhamento. Eu sou um pouco exigente e acho batata palha uma coisa tãooo sem graça. :P

Dia de festa por aqui !!

18 de fev de 2009

Hoje é dia de comemorar o aniversário do meu marido.
A filhota ficou super empolgada com tudo, desde a semana passada tudo que ela vê, diz que vai comprar de "pesente" de "niversário" pro papai.
E a empolgação foi tamanha que ontem (ou no caso hj) passava da meia-noite e ela não queria dormir.

Comecei a fazer o bolo ontem, mas só terminei hoje pq fiquei acordada tentando convencê-la a dormir...

Todo ano eu faço um bolo grande e marido o leva para o trabalho. E o prato volta vazio, sem sequer uma migalha para eu provar.
Hoje quando terminei o bolo a Mariana já queria comê-lo. Aí expliquei toda a história que o bolo seria levado e saboreado lá no trabalho do papai, pelos colegas de trabalho, etecetera e tal...
Tudo bem, ela aceitou em partes. Mas quando viu o pai levando o bolo embora foi um chororô danado.
Prometi à ela que hj ainda faremos outro bolo para cantarmos parabéns para o papai à noite. :)

Cada vez eu faço um bolo diferente. Já fiz de bolo c/ recheio de beijinho de coco, c/ recheio de mascarpone com morangos, c/ recheio de strogonoff de nozes , mas o bolo que mais recebi elogios foi Bolo c/ recheio de Creme de Maracujá. E resolvi repeti-lo novamente.

A massa é simples: bolo pão de ló fofinho, espero esfriar e corto em 3 camadas.

Para o recheio faço um creme com:
1 lata de leite condensado
1 medida (da lata) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
3 gemas levemente batidas
1 colher (sopa) de amido de milho dissolvida em 100ml de suco concentrado de maracujá.

Eu uso suco concentrado por ter dificuldade em achar maracujá in natura por aqui.

Numa panela em fogo médio eu coloco a manteiga, o leite condensado, o leite e as gemas e mexo bem com um fouet.
Quando começa a ferver eu acrescento o suco de maracujá c/ amido e mexo bem para não empelotar, por cerca de 10 minutos.
Retiro do fogo e reservo.

A montagem do bolo é simples.
Uma camada de bolo, umideço com a mistura de licor Bailey's e leite numa concentração de 2/3 licor para 1/3 leite.
Com uma espátula coloco metade do creme de maracujá e espalho sobre a superfície do bolo.
Cubro com a outra parte, umideço novamente e coloco o restante do creme de maracujá.
Salpico amêndoas raladas e cubro com a última parte da massa e a umideço também.

Bolo molhadinho é uma delícia, concordam?? :)

As etapas de preparo do bolo

Para a cobertura eu faço uma ganache com:
125g de creme de leite (aqui uso Creme Double da Dr. Oetker)
300g de chocolate meio amargo (gosto particularmente de usar o chocolate Ritter Sport, pq acho que ele tem menos gordura que outros chocolates)

Num refratário eu coloco o creme de leite e 2/3 do chocolate picado. Levo ao micro-ondas por 30 segundos. Retiro do micro-ondas e mexo bem.
Levo novamente ao micro-ondas por mais 30 segundos. Retiro, acrescento o restante do chocolate e mexo com vigor, até formar um creme liso.
Caso necessário levo novamente ao micro-ondas.

Com o auxílio de uma espátula vou cobrindo as laterais do bolo e em seguida o topo.

Para decorar eu usei 100g de avelãs torradas e moídas grosseiramente. Fui colocando com delicadeza, com a mão até cobrir toda a lateral.
Em cima eu cobri com raspas de chocolate.
Queria confeitar com uma bisnaga da Lindt própria para isso, mas não deu tempo, a ganache secou muito rápido e a cobertura da bisnaga não quis ficar grudadinha nela.

Eis o bolo:


Fiz também uma receita de Docinho de Canela, que a querida Iza compartilhou comigo.

Usei 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de canela em pó e 1 colher (sopa) de mel.
Coloquei numa panela e levei ao fogo, mexendo sempre até dar ponto (desgrudar do fundo da panela) como brigadeiro.
Deixei esfriar.
Enrolei as bolinhas e passei numa mistura de açúcar com canela.
Rendeu 35 docinhos.
E o sabor é delicioso!!!

Tá faltando um docinho lá atrás!! Ahhh Mariana... hahaha...

Em outro post eu coloco a receita do prato que preparei para o almoço: Frango c/ Requeijão.
Se eu me esquecer, me cobrem. :)

Beijocas doces para vcs!
E Feliz Aniversário para o meu amor! :)

Update: Os docinhos foram extremamente elogiados!!! Obrigada de novo, Izadora, pela receitinha! :)


No Ritmo do Carnaval

17 de fev de 2009

Algumas épocas do ano, como o verão, a Kirmes (parque com brinquedos tipo "Roda Gigante", "Chapéu Mexicano", "Montanha Russa" e barracões de cervejarias), o Weihnachstmarkt (mercado de Natal) e o Karneval (sim, Carnaval) fazem com que os alemães aqui de Düsseldorf fiquem em completa euforia.
Está um frio danado, dias cinzas e chuvosos, mas isso não altera o ânimo deles em relação à festa de Carnaval.
Hoje ainda é terça-feira e já vi pelo menos duas dúzias de pessoas fantasiadas perambulando pelas ruas da cidade, alegres e contentes, felizes e sorridentes. :)
Inclusive quando eu estava entrando no prédio onde moro recebi a gentileza da porta ser aberta para mim por um Capitão e uma Pirata.

O Carnaval é comemorado aqui em Düsseldorf e em Colônia. A festa começa na quinta-feira às 11h11, quando as mulheres (todas fantasiadas) entram em polvorosa pelos escritórios e cortam um pedaço da gravata de cada homem. Os que se encontram sem gravata ganham uma singela carimbada no rosto.
Dada a abertura da festa é só alegria. Ninguém trabalha mais (menos os "consultores", como meu marido, hehe).
Comida e bebida (incluindo cerveja) liberadas.
Tem chefe e funcionário que já emenda o final de semana e só volta a trabalhar na quarta-feira.

Na quinta à noite acontece a Altweiberfest, uma festa à fantasia pela cidade toda, com pessoas de todas as idades usando fantasias de todo tipo.
Os trens partem de todas as direções rumo à Altstadt (cidade velha), onde a diversão vai até o amanhecer de sexta.

Eu fui uma vez, com essa moça aqui e mais uma amiga. Fomos fantasiadas de abelhinhas, sooo cute.

Na sexta e sábado rolam algumas festas, inclusive uma festa brasileira, com show de mulatas e mini escola de samba (eu tô super FORA dessa).

No domingo acontece o Desfile de Carnaval, com carros alegóricos e tudo mais.

Foto acervo pessoal: Carnaval 2004

As pessoas em cima dos carros alegóricos ficam jogando "brindes" (chocolates, gominhas, pacotinhos de lenços de papel, etc.) para quem está assistindo o desfile. Tem gente que leva guarda-chuva e fica com ele aberto virado pra baixo para poder arrecadar o máximo de coisas que são arremessadas.

E é assim o Carnaval na minha Alemanha. :)

Sweeties

16 de fev de 2009

Sábado comemoramos o "Valentine's Day" de um jeito muito gostoso: café da manhã, almocinho delicioso e passeio de mãos dadas. Delícia!!! :)

No domingo foi dia de fazer a sobremesa que eu havia prometido - Mil Folhas de Creme e Frutas Vermelhas.

Promessa cumprida, tá aí a sobremesa e receita.

"Eu sei que eu sou bonita e gostosa, eu sei que você me olha e me quer..."


Eu usei:
270g de massa folhada (já comprada pronta)
Abrir a massa numa espessura bem fina, cortar em retângulos de mais ou menos 10cm e levar ao forno (pré-aquecido) para assar.

Leve ao fogo numa panela:
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 lata de leite condensado
3 gemas
1 medida da lata de leite
1 colher (sobremesa) de maizena
1 colher (sopa) açúcar de baunilha de Bourbon

Mexa bem até engrossar, formando um creme espesso e liso. Retire do fogo e reserve.

300g de morango cortado em quatro - reserve

Numa panela leve ao fogo:
150g de framboesa
150g de mirtilo (blueberry)
3 colheres (sopa) de açúcar de baunilha
1/4 xícara (chá) de água

Deixe ferver por cerca de 5 minutos.

Agora é só montar a sobremesa. A minha foram 4 camadas de massa folhada, intercaladas com creme e morangos. Na última camada cobri o creme com a calda de frutas vermelhas, decorei com morangos e espalhei o restante da calda de frutas vermelhas pelas laterais da travessa.

É sobremesa dos deuses, de comer de joelho e agradecer por ter amigas tão queridas que te fazer lembrar da "Mil Folhas" degustada em Porto Alegre no ano de 2001.
Ahhhh...

É alegria que não acaba mais !!

12 de fev de 2009

Em janeiro, marídeo e eu completamos 7 anos juntos.
Nós comemoramos todas as nossas datas: início de namoro, dia do noivado, casamento civil, casamento religioso e as datas comuns à outros casais, como Dia dos Namorados (14/02 aqui na Alemanha e 12/06 no Brasil).
E gostamos de trocar presentes e cartões.
É tão gostoso receber um presente, ainda mais de quem amamos e marcando assim aquele momento especial.
O meu presente de 7 anos de namoro foi o livro "Le Cordon Bleu - Técnicas Culinárias".


Foi um presentão, eu estava de olho nele há tempos. Amei, amei, amei!!

No sábado próximo (dia 14) é Saint Valentine's Day, ou seja Dia dos Namorados aqui no Hemisfério Norte.
Daí que marídeo acaba de chegar em casa com um pacotinho embrulhado pra presente com fita e cartão. Ele estende a mão para mim e me dá.

Sim, mais um livrinho para a minha Cook Collection: "Nigella Express".

Agora o Jamie Oliver não vai se sentir tão sozinho na minha prateleira de Cook Books. :)

Ohhh yeahhh, life is soooo good!! :)

Ofereça amor e carinho, pense em coisas boas e deseje o bem ao próximo. A vida se tornará bem mais agradável ...

Felicidade é ...

11 de fev de 2009

... comprar um par de óculos de sol que vc paquerava há um bom tempo e com 70% de desconto!

... encontrar-se com uma amiga, que passou por uma loja Le Creuset e se lembrou de vc!! (me trouxe 3 colheres de silicone vermelhas, pra combinar com minhas panelas).

... comprar a Barbie e o carro conversível de praia por 10 euros.

... ver a carinha de alegria da filhota brincando com o presente acima.

... fazer a receita de Empadão da tia e ficar tão delicioso quanto o dela!!

... fazer planos de viagens com marídeo.

... falar ao telefone com pessoas queridas e sentir o carinho delas por vc!

... ser atacada com beijinhos pela filhota, enquanto vc canta para ela dormir.

... entrar numa calça jeans que há tempos estava guardada no fundo do armário pq não servia pra vc. :)

A vida é feita de escolhas... E todos os dias eu escolho ser FELIZ!!! :)

Cakes da Cacá

10 de fev de 2009

* As conversinhas deliciosas da Mariana estão cada vez mais divertidas.
Ontem ela olhou para o pai e disse:
- Paiii, deixa eu te contar um segredo.
E foi até o ouvido dele e simulou uma conversinha com sons ininteligíveis.

E outra conversinha dela comigo:
- Mãiii, quero um leitinho.
A mãe ofereceu suco e/ou água, afinal a filha já tinha tomada uns 600ml de leite no dia.
Daí que a Mariana foi até a geladeira, abriu-a e pegou a caixinha de leite e o copinho, veio toda faceira até a mãe e disse:
- Pronto, tá aqui, é só abrir pra mim, mamãe!

Plóft, cai né!!

* O tempo continua cinza. Final de semana de muita preguiça por aqui.
No sábado só ficamos em casa, brincando de massinha de modelar e assistindo filmes.
No domingo fomos almoçar no Tucan's (brunch com rodízio de carnes), estava delicioso!
Depois disso a tarde foi bem preguiçosa.
Fiquei lendo "Comer, Rezar, Amar", marídeo ficou lendo o jornal pela internet e filhota tirou uma sonequinha.
Nada de jantar, ninguém podia ver comida!
Quando fui me deitar (por volta das 23h30) deu uma ligeira vontade de comer alguma coisa.
Ataquei o último pedaço do bolo de coco com um copo de leite geladinho! Hummm, tava bom!

* Aliás, o bolo de coco da receita logo abaixo é um bolão! Se a família for pequena eu sugiro fazer metade da receita! ;)

* Ontem o dia estava tão cinza e chato que passamos o dia todo em casa. Pintamos, lemos livrinhos, assistimos tv e à tardezinha eu fiz a receita de Empadão da minha tia, que modéstia parte ficou divino! Mais tarde eu publico a receita, ok.

* Welcome back ao Sr. Pedreiro. Vc fez falta na blogosfera!!

* Deixa eu ir andando... aproveitar que o cinza deu lugar ao branco no céu e a chuva deu uma trégua.
Preciso ir ao Deutsche Post e dar uma passeada pelas lojinhas!
Fui!!!

Conversinhas deliciosas

5 de fev de 2009

Passeando por um shopping, papai, mamãe e filhinha.
Por onde passavam as pessoas falavam:
- Ai que linda, que gracinha e que olhos lindos.
Na quarta ou quinta pessoa que vem falar sobre os olhos dela, filhota protesta:
- Não olha o olho, não olha o olho.
E sai com a mãozinha encobrindo os olhinhos.

Mamãe fazendo seu ritual semanal de troca de esmalte das unhas e a filhinha chega perto e diz:
- Mamãiii, também quero fazer as unhas. (sim desse jeitinho, com "r" para o queRo e plural para aS unhaS).
Mamãe pega uma lixa e simula estar fazendo as unhas da filha, quando o papai entra na conversa e pergunta o que a filha está fazendo.
E ela responde: - Tô fazendo as unhas.
E ele diz: - Ah tá, amanhã já é sexta, vai pra balada é?
E ela olha com cara de "ãhn" pra ele e retruca: - Não, balada não. Vou pra escolinha!

Haha, e amanhã é dia de aulinha mesmo.

Num dia cinza e frio ...

4 de fev de 2009

... nada melhor do que um bolo delicioso saindo do forno, não é mesmo?

Eu estou com vários posts engatilhados - sobre os encontros (Motherns e 2Beauty), as comprinhas em São Paulo, as compras na liquidação de janeiro aqui em Duss... - mas como me pediram a receita do bolo que fiz hoje, resolvi postá-la primeiro.

Um bolo simples, mas muito saboroso, sempre no meu esquema: rápido de fazer e gostoso.

Então, pra vcs: Bolo de Coco (c/ calda de Leite Condensado e Chocolate Branco)



** Ligue o forno para pré-aquecimento à 180ºC.

Para a massa:

4 ovos - separar as gemas, bater as claras em neve e reservar
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
200g de coco ralado
250ml de leite de coco
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Com o auxílio da batedeira bata as gemas com açúcar e vá acrescentando os outros ingredientes um a um e batendo a cada adição.
Por último acrescente as claras em neve e incorpore-as à massa delicadamente com uma colher (ou fouet).

Coloque a massa numa forma de 26cm untada e enfarinhada e leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Enquanto isso faça uma calda com :
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
100g de coco ralado

É só colocar os ingredientes num refratário redondo e misturá-los. Não precisa ir ao fogo.

Rale 100g de chocolate branco num ralador grosso.

Com o bolo pronto, retire-o do forno e desenforme-o.
Faça furos com um garfo por todo o bolo, para que a calda penetre-o.
Cubra com a calda e salpique o chocolate sobre o bolo.

Voilà. Eis o bolo que salvou o dia cinza e frio! :)


Para adoçar a vida e a alma.

Muffim de Queijo com Gergelim

3 de fev de 2009

Primeira receitinha a ser postada nesse ano, fresquinha fresquinha.

Eu queria fazer uma receita de Muffim que a minha amiga Val tem. Liguei pra ela na Austria, mas ela está no Brasil no momento, e na praia. Daí não tinha como falar com a danada. :)

Resolvi colocar o meu lado criativo pra funcionar e criei o meu próprio Muffim de Queijo, usando uma receita base de Muffim (farinha, ovos, leite, manteiga, etc).

Essa receita é rápida de fazer, não faz muita sujeira, é fácil e muito gostosa.

Eu usei:

Num refratário redondo eu misturei os ingredientes secos:
300g de farinha de trigo
5g de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de queijo parmesão *usei o Parmiggiano Reggiano que ralei na hora
4 colheres (sopa) de gergelim * que eu torrei ligeiramente numa frigideira

Atenção: espere as sementes de gergelim darem uma esfriada para colocar sobre os outros ingredientes.

*** Nesse momento já ligue o forno para ir pré-aquecendo, 180ºC. Unte as forminhas caso necessário. Eu uso as forminhas de silicone, que não precisam ser untadas, uma maravilha!! :)

Num outro refratário eu misturei os ingredientes:
2 ovos
250 ml de leite
100 g de manteiga e 1/2 cebola * coloquei na frigideira e deixei dourar
1 colher (sopa) de manjericão
salsinha e cebolinha à gosto

Bati os ovos, juntei o leite, em seguida a manteiga com cebola, acrescentei os temperinhos verdes.
Coloquei essa mistura no refratário com os ingredientes secos e mexi com o auxílio de uma colher grande.
A massa fica um pouco empelotada e isso não é problema, ok.

Agora o queijo: vc pode usar ricota, queijo minas frescal ou queijo feta. Aqui eu uso o queijo feta, que é um queijo grego de sabor bem forte.
Se usar o queijo minas ou ricota vc deve temperá-lo (acrescentar sal, pimenta do reino, etc).
Vc vai precisar de 150 - 200 g de queijo.

Pegue o queijo e pique em pequenos pedacinhos.

Junte o queijo à massa, mexa delicadamente até incorporar o queijo à massa.
Porcione as forminhas até 2/3 de sua capacidade, salpique gergelim e leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Muffins antes de irem para o forno

Muffins logo que sairam do forno


Bom apetite!! :)

Mufins prontinhos para serem devorados!! Olha a carinha fofa e ansiosa da filhota! :)

Quem fizer venha me contar se deu certo a receita!

Update: Rende aproximadamente 15 muffins. :) E eu sugiro um patê de requeijão com azeitonas ou tomate seco e frios para comer junto, hummm, delícia!

Relato - Um dia com a Mariana

2 de fev de 2009


Ela acorda e vai dizendo em ritmo de metralhadora assim:
"Bom dia, mãe, bom dia. Eu acordei. Vem pegar a Manana no colinho. Quero um leitinho e um pãzinho (pãozinho)."

"Cadê o papai? Foi trabalhá (trabalhar)na Dafone? (nome que ela deu à empresa que o papai trabalha)" :)

Depois me segue por onde eu for e fica tecendo comentários sobre tudo.
"Olha, que lindo, mãe", qdo olha para alguma coisa que gosta.
"Mamãe, vc tb vai bebe (beber) um leitinho. Humm, leitinho é delicioso, né mamãeee".

Se o copinho de leite está com o bico mal encaixado e cai um pouco de leite enquanto ela bebe, ela olha e diz: "Ai, meu Deus do céu, sujou. Vou pegá (pegar) um papel pra limpá (limpar) essa bagunça, mãe. Não pode sujá (sujar) a casa da Manana, do papai e da mamãe".

Se eu espirro, ela logo diz: "Saúde, mamãe. Seu nariz tá escorregando (está escorrendo)? Vou pegar um papel pra vc".

Quando ela bate alguma parte do corpo, ela vem com carinha de choro e diz: "Ai mamãii, eu fiz dodói, vc beija?" - que dúvida né? Claro que eu beijo moooito! :)
E o beijo para ela é cura para o dodói, coisa mais linda!

E um mini-toc (TOC de transtorno obsessivo compulsivo) dela é não poder ver gavetas e portas abertas. Ela sempre fecha!

Aos finais de semana, com o papai em casa, ela senta e conversa com ele sobre o que sonhou durante a noite. 0.0
Outro dia ela disse pra ele que sonhou que estava brincando no parque e que tinha um bebê !!! (Socorro!!).

E vamos para o banho juntas.
A hora do banho é uma diversão à parte!! :)
Aqui ela exerce toda a sua imaginação com seus brinquedinhos na água.
Ela prepara a "xíca (xícara) de chá perfeita" e me conta o "segredo da neve" (by episódios do desenho Backyardigans).

Ah! A vaidade tomou conta dessa pessoinha! Tudo que eu faço ela tb quer fazer.
Se eu passo sabonete no corpo, ela tb quer, mesmo se eu já tenha dado banho nela.
Se eu passo creme no cabelo, ela tb quer creme no cabelinho da Manana (como ela diz)
Se eu passo óleo pós banho, ela tb quer.
Se eu passo creme nas pernas, ela tb quer.

E as perguntinhas no banho: "Cadê o pezinho, mãe?", "Cadê o biguinho (umbiguinho), mãe?"

Quando vou trocar a fralda dela, pego um creme para evitar assaduras e ela vai dizendo: "Mamãe, eu piciso passar tomadinha (preciso passar pomadinha) no bumbum".

Eu digo: "Filha, é Pomadinha".
E ela retruca: "Isso, mamãe, Tomadinha no bumbum da minha Manana".

Outro dia ela veio dizendo assim: "Socorro, piciso de um remédio, tá doendo a minha cabeça" (!!!)

Geralmente ela pede para ver um Beckiárdis (Backyardigans) enquanto eu preparo o almoço.
Quando acaba ela pede: "Mais uma Beckiárdis, pu favor, mãe".
E se eu não escuto (ou finjo que não escuto) ela vem até mim e diz: "Com licença, mãe. Eu quero sisti (assisti) mais uma Beckiárdis, mamãe".

E o papai telefona por volta das 13h e ela corre e atende o telefone, dizendo assim:
"Alô, papai. É a Manana. Eu tô bem, já almocei, eu bebei e comei tudinho".

Eu digo: "Filha, vc deve dizer: eu bebi e comi" e ela me olha com cara de que eu tô errada e diz:
"Não mãe, eu bebei e comei".

Se eu pego o telefone para ligar para alguém, ela corre e diz:
"Mamãiii, deixa minha Manana falar. Eu piciso falar com ... tal pessoa".

E ela pega o telefone e sai contando tudo que aconteceu no dia dela.

A paixão atual tem sido brincar com massinha de modelar.
Nossa, como ela gosta e se diverte!

E assim o dia passa e muitas marianices acontecem...

Na hora de dormir, após colocar pijaminha e escovar os dentinhos, ela vem no colo da mamãe e pede para eu cantar a música da "itelinhas" (estrelinha) - reparem que o "s" foi para o final da palavra, assim como em "epelhos" (espelho), "imaltes" (esmalte) e "Gutavos" (Gustavo).

E eu canto uma versão de Twinkle, twinkle little star enquanto ela passa a mão pelos meus cabelos fazendo carinho (e às vezes ela fala: "cainho, cainho" pra dizer carinho) e ameaça cantar comigo com aquela vozinha doce e suave, que faz com que meus olhos se encham de lágrimas, meu peito estufe de orgulho e eu faça uma prece à Deus todas as noites, para agradecer esse presente maravilhoso que eu tenho!