Uma massa muito versátil

20 de fev. de 2009

A Ana C. me ensinou o caminho das pedras. Me levou até esse blog e indicou a receita dessa massa super versátil.
A massa é super rápida e fácil de fazer, ingredientes simples que sempre temos em casa.
Eu fiz metade da massa, porque a população dessa casa é pequena, risos. :)

Vamos à receita:

Pãezinhos Recheados

Usei:
2 ovos
15g de fermento biológico (usei o fresco)
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de leite morno
1/4 xícara (chá) de óleo
500g de farinha de trigo

Coloquei o fermento com o açúcar numa vasilha e mexi até que o fermento derretesse e ficasse com consistência de mingau. Acrescentei o sal, os ovos, o leite e o óleo e mexi mais um pouco. Fui colocando a farinha aos poucos e sovando a massa.
Depois de todos os ingredientes terem se unido numa massa linda e lisa, deixei descansando por 20 minutos.

Passado o tempo de descanso, fui pegando pequenas porções da massa e abrindo com o auxílio do rolo.
Como tinha sobrado um pouquinho do Frango c/ Requeijão do almoço, usei para rechear 2 pães.
Os demais pãezinhos fiz em formato de bolinhas, recheados com presunto picante e queijo Ementhal picados.
Pincelei a mistura de 1 gema com óregano, alecrim e um pouquinho de sal.

Levei ao forno em temperatura média (já pré-aquecido) para assar por cerca de 25 minutos.

Prontinho! Buon Appetito!




Pãezinhos recheados com Frango c/ Requeijão

Pãezinhos recheados com Presunto Picante e Queijo Ementhal

O rendimento foi de: 2 pães compridinhos e 7 pães redondinhos.

Receitinha aprovadíssima aqui em casa. Com certeza usarei essa massa para preparar outras delícias.

Ana, muito obrigada pela dica do blog. Essa receita me lembrou momentos da minha infância, o sabor de um salgado que eu comia quando íamos para Maringá no pediatra.
E sabor de infância é uma coisa muito séria! :)