No Ritmo do Carnaval

17 de fev de 2009

Algumas épocas do ano, como o verão, a Kirmes (parque com brinquedos tipo "Roda Gigante", "Chapéu Mexicano", "Montanha Russa" e barracões de cervejarias), o Weihnachstmarkt (mercado de Natal) e o Karneval (sim, Carnaval) fazem com que os alemães aqui de Düsseldorf fiquem em completa euforia.
Está um frio danado, dias cinzas e chuvosos, mas isso não altera o ânimo deles em relação à festa de Carnaval.
Hoje ainda é terça-feira e já vi pelo menos duas dúzias de pessoas fantasiadas perambulando pelas ruas da cidade, alegres e contentes, felizes e sorridentes. :)
Inclusive quando eu estava entrando no prédio onde moro recebi a gentileza da porta ser aberta para mim por um Capitão e uma Pirata.

O Carnaval é comemorado aqui em Düsseldorf e em Colônia. A festa começa na quinta-feira às 11h11, quando as mulheres (todas fantasiadas) entram em polvorosa pelos escritórios e cortam um pedaço da gravata de cada homem. Os que se encontram sem gravata ganham uma singela carimbada no rosto.
Dada a abertura da festa é só alegria. Ninguém trabalha mais (menos os "consultores", como meu marido, hehe).
Comida e bebida (incluindo cerveja) liberadas.
Tem chefe e funcionário que já emenda o final de semana e só volta a trabalhar na quarta-feira.

Na quinta à noite acontece a Altweiberfest, uma festa à fantasia pela cidade toda, com pessoas de todas as idades usando fantasias de todo tipo.
Os trens partem de todas as direções rumo à Altstadt (cidade velha), onde a diversão vai até o amanhecer de sexta.

Eu fui uma vez, com essa moça aqui e mais uma amiga. Fomos fantasiadas de abelhinhas, sooo cute.

Na sexta e sábado rolam algumas festas, inclusive uma festa brasileira, com show de mulatas e mini escola de samba (eu tô super FORA dessa).

No domingo acontece o Desfile de Carnaval, com carros alegóricos e tudo mais.

Foto acervo pessoal: Carnaval 2004

As pessoas em cima dos carros alegóricos ficam jogando "brindes" (chocolates, gominhas, pacotinhos de lenços de papel, etc.) para quem está assistindo o desfile. Tem gente que leva guarda-chuva e fica com ele aberto virado pra baixo para poder arrecadar o máximo de coisas que são arremessadas.

E é assim o Carnaval na minha Alemanha. :)