Dia de festa por aqui !!

18 de fev de 2009

Hoje é dia de comemorar o aniversário do meu marido.
A filhota ficou super empolgada com tudo, desde a semana passada tudo que ela vê, diz que vai comprar de "pesente" de "niversário" pro papai.
E a empolgação foi tamanha que ontem (ou no caso hj) passava da meia-noite e ela não queria dormir.

Comecei a fazer o bolo ontem, mas só terminei hoje pq fiquei acordada tentando convencê-la a dormir...

Todo ano eu faço um bolo grande e marido o leva para o trabalho. E o prato volta vazio, sem sequer uma migalha para eu provar.
Hoje quando terminei o bolo a Mariana já queria comê-lo. Aí expliquei toda a história que o bolo seria levado e saboreado lá no trabalho do papai, pelos colegas de trabalho, etecetera e tal...
Tudo bem, ela aceitou em partes. Mas quando viu o pai levando o bolo embora foi um chororô danado.
Prometi à ela que hj ainda faremos outro bolo para cantarmos parabéns para o papai à noite. :)

Cada vez eu faço um bolo diferente. Já fiz de bolo c/ recheio de beijinho de coco, c/ recheio de mascarpone com morangos, c/ recheio de strogonoff de nozes , mas o bolo que mais recebi elogios foi Bolo c/ recheio de Creme de Maracujá. E resolvi repeti-lo novamente.

A massa é simples: bolo pão de ló fofinho, espero esfriar e corto em 3 camadas.

Para o recheio faço um creme com:
1 lata de leite condensado
1 medida (da lata) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
3 gemas levemente batidas
1 colher (sopa) de amido de milho dissolvida em 100ml de suco concentrado de maracujá.

Eu uso suco concentrado por ter dificuldade em achar maracujá in natura por aqui.

Numa panela em fogo médio eu coloco a manteiga, o leite condensado, o leite e as gemas e mexo bem com um fouet.
Quando começa a ferver eu acrescento o suco de maracujá c/ amido e mexo bem para não empelotar, por cerca de 10 minutos.
Retiro do fogo e reservo.

A montagem do bolo é simples.
Uma camada de bolo, umideço com a mistura de licor Bailey's e leite numa concentração de 2/3 licor para 1/3 leite.
Com uma espátula coloco metade do creme de maracujá e espalho sobre a superfície do bolo.
Cubro com a outra parte, umideço novamente e coloco o restante do creme de maracujá.
Salpico amêndoas raladas e cubro com a última parte da massa e a umideço também.

Bolo molhadinho é uma delícia, concordam?? :)

As etapas de preparo do bolo

Para a cobertura eu faço uma ganache com:
125g de creme de leite (aqui uso Creme Double da Dr. Oetker)
300g de chocolate meio amargo (gosto particularmente de usar o chocolate Ritter Sport, pq acho que ele tem menos gordura que outros chocolates)

Num refratário eu coloco o creme de leite e 2/3 do chocolate picado. Levo ao micro-ondas por 30 segundos. Retiro do micro-ondas e mexo bem.
Levo novamente ao micro-ondas por mais 30 segundos. Retiro, acrescento o restante do chocolate e mexo com vigor, até formar um creme liso.
Caso necessário levo novamente ao micro-ondas.

Com o auxílio de uma espátula vou cobrindo as laterais do bolo e em seguida o topo.

Para decorar eu usei 100g de avelãs torradas e moídas grosseiramente. Fui colocando com delicadeza, com a mão até cobrir toda a lateral.
Em cima eu cobri com raspas de chocolate.
Queria confeitar com uma bisnaga da Lindt própria para isso, mas não deu tempo, a ganache secou muito rápido e a cobertura da bisnaga não quis ficar grudadinha nela.

Eis o bolo:


Fiz também uma receita de Docinho de Canela, que a querida Iza compartilhou comigo.

Usei 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de canela em pó e 1 colher (sopa) de mel.
Coloquei numa panela e levei ao fogo, mexendo sempre até dar ponto (desgrudar do fundo da panela) como brigadeiro.
Deixei esfriar.
Enrolei as bolinhas e passei numa mistura de açúcar com canela.
Rendeu 35 docinhos.
E o sabor é delicioso!!!

Tá faltando um docinho lá atrás!! Ahhh Mariana... hahaha...

Em outro post eu coloco a receita do prato que preparei para o almoço: Frango c/ Requeijão.
Se eu me esquecer, me cobrem. :)

Beijocas doces para vcs!
E Feliz Aniversário para o meu amor! :)

Update: Os docinhos foram extremamente elogiados!!! Obrigada de novo, Izadora, pela receitinha! :)