Muffim de Queijo com Gergelim

3 de fev. de 2009

Primeira receitinha a ser postada nesse ano, fresquinha fresquinha.

Eu queria fazer uma receita de Muffim que a minha amiga Val tem. Liguei pra ela na Austria, mas ela está no Brasil no momento, e na praia. Daí não tinha como falar com a danada. :)

Resolvi colocar o meu lado criativo pra funcionar e criei o meu próprio Muffim de Queijo, usando uma receita base de Muffim (farinha, ovos, leite, manteiga, etc).

Essa receita é rápida de fazer, não faz muita sujeira, é fácil e muito gostosa.

Eu usei:

Num refratário redondo eu misturei os ingredientes secos:
300g de farinha de trigo
5g de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de queijo parmesão *usei o Parmiggiano Reggiano que ralei na hora
4 colheres (sopa) de gergelim * que eu torrei ligeiramente numa frigideira

Atenção: espere as sementes de gergelim darem uma esfriada para colocar sobre os outros ingredientes.

*** Nesse momento já ligue o forno para ir pré-aquecendo, 180ºC. Unte as forminhas caso necessário. Eu uso as forminhas de silicone, que não precisam ser untadas, uma maravilha!! :)

Num outro refratário eu misturei os ingredientes:
2 ovos
250 ml de leite
100 g de manteiga e 1/2 cebola * coloquei na frigideira e deixei dourar
1 colher (sopa) de manjericão
salsinha e cebolinha à gosto

Bati os ovos, juntei o leite, em seguida a manteiga com cebola, acrescentei os temperinhos verdes.
Coloquei essa mistura no refratário com os ingredientes secos e mexi com o auxílio de uma colher grande.
A massa fica um pouco empelotada e isso não é problema, ok.

Agora o queijo: vc pode usar ricota, queijo minas frescal ou queijo feta. Aqui eu uso o queijo feta, que é um queijo grego de sabor bem forte.
Se usar o queijo minas ou ricota vc deve temperá-lo (acrescentar sal, pimenta do reino, etc).
Vc vai precisar de 150 - 200 g de queijo.

Pegue o queijo e pique em pequenos pedacinhos.

Junte o queijo à massa, mexa delicadamente até incorporar o queijo à massa.
Porcione as forminhas até 2/3 de sua capacidade, salpique gergelim e leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Muffins antes de irem para o forno

Muffins logo que sairam do forno


Bom apetite!! :)

Mufins prontinhos para serem devorados!! Olha a carinha fofa e ansiosa da filhota! :)

Quem fizer venha me contar se deu certo a receita!

Update: Rende aproximadamente 15 muffins. :) E eu sugiro um patê de requeijão com azeitonas ou tomate seco e frios para comer junto, hummm, delícia!