Relato - Um dia com a Mariana

2 de fev. de 2009


Ela acorda e vai dizendo em ritmo de metralhadora assim:
"Bom dia, mãe, bom dia. Eu acordei. Vem pegar a Manana no colinho. Quero um leitinho e um pãzinho (pãozinho)."

"Cadê o papai? Foi trabalhá (trabalhar)na Dafone? (nome que ela deu à empresa que o papai trabalha)" :)

Depois me segue por onde eu for e fica tecendo comentários sobre tudo.
"Olha, que lindo, mãe", qdo olha para alguma coisa que gosta.
"Mamãe, vc tb vai bebe (beber) um leitinho. Humm, leitinho é delicioso, né mamãeee".

Se o copinho de leite está com o bico mal encaixado e cai um pouco de leite enquanto ela bebe, ela olha e diz: "Ai, meu Deus do céu, sujou. Vou pegá (pegar) um papel pra limpá (limpar) essa bagunça, mãe. Não pode sujá (sujar) a casa da Manana, do papai e da mamãe".

Se eu espirro, ela logo diz: "Saúde, mamãe. Seu nariz tá escorregando (está escorrendo)? Vou pegar um papel pra vc".

Quando ela bate alguma parte do corpo, ela vem com carinha de choro e diz: "Ai mamãii, eu fiz dodói, vc beija?" - que dúvida né? Claro que eu beijo moooito! :)
E o beijo para ela é cura para o dodói, coisa mais linda!

E um mini-toc (TOC de transtorno obsessivo compulsivo) dela é não poder ver gavetas e portas abertas. Ela sempre fecha!

Aos finais de semana, com o papai em casa, ela senta e conversa com ele sobre o que sonhou durante a noite. 0.0
Outro dia ela disse pra ele que sonhou que estava brincando no parque e que tinha um bebê !!! (Socorro!!).

E vamos para o banho juntas.
A hora do banho é uma diversão à parte!! :)
Aqui ela exerce toda a sua imaginação com seus brinquedinhos na água.
Ela prepara a "xíca (xícara) de chá perfeita" e me conta o "segredo da neve" (by episódios do desenho Backyardigans).

Ah! A vaidade tomou conta dessa pessoinha! Tudo que eu faço ela tb quer fazer.
Se eu passo sabonete no corpo, ela tb quer, mesmo se eu já tenha dado banho nela.
Se eu passo creme no cabelo, ela tb quer creme no cabelinho da Manana (como ela diz)
Se eu passo óleo pós banho, ela tb quer.
Se eu passo creme nas pernas, ela tb quer.

E as perguntinhas no banho: "Cadê o pezinho, mãe?", "Cadê o biguinho (umbiguinho), mãe?"

Quando vou trocar a fralda dela, pego um creme para evitar assaduras e ela vai dizendo: "Mamãe, eu piciso passar tomadinha (preciso passar pomadinha) no bumbum".

Eu digo: "Filha, é Pomadinha".
E ela retruca: "Isso, mamãe, Tomadinha no bumbum da minha Manana".

Outro dia ela veio dizendo assim: "Socorro, piciso de um remédio, tá doendo a minha cabeça" (!!!)

Geralmente ela pede para ver um Beckiárdis (Backyardigans) enquanto eu preparo o almoço.
Quando acaba ela pede: "Mais uma Beckiárdis, pu favor, mãe".
E se eu não escuto (ou finjo que não escuto) ela vem até mim e diz: "Com licença, mãe. Eu quero sisti (assisti) mais uma Beckiárdis, mamãe".

E o papai telefona por volta das 13h e ela corre e atende o telefone, dizendo assim:
"Alô, papai. É a Manana. Eu tô bem, já almocei, eu bebei e comei tudinho".

Eu digo: "Filha, vc deve dizer: eu bebi e comi" e ela me olha com cara de que eu tô errada e diz:
"Não mãe, eu bebei e comei".

Se eu pego o telefone para ligar para alguém, ela corre e diz:
"Mamãiii, deixa minha Manana falar. Eu piciso falar com ... tal pessoa".

E ela pega o telefone e sai contando tudo que aconteceu no dia dela.

A paixão atual tem sido brincar com massinha de modelar.
Nossa, como ela gosta e se diverte!

E assim o dia passa e muitas marianices acontecem...

Na hora de dormir, após colocar pijaminha e escovar os dentinhos, ela vem no colo da mamãe e pede para eu cantar a música da "itelinhas" (estrelinha) - reparem que o "s" foi para o final da palavra, assim como em "epelhos" (espelho), "imaltes" (esmalte) e "Gutavos" (Gustavo).

E eu canto uma versão de Twinkle, twinkle little star enquanto ela passa a mão pelos meus cabelos fazendo carinho (e às vezes ela fala: "cainho, cainho" pra dizer carinho) e ameaça cantar comigo com aquela vozinha doce e suave, que faz com que meus olhos se encham de lágrimas, meu peito estufe de orgulho e eu faça uma prece à Deus todas as noites, para agradecer esse presente maravilhoso que eu tenho!