Bolo de Natal da Letícia Spiller

30 de nov de 2007

Me internem, por favor.
Eu ando meio descontrolada, toda receita que vejo eu já a executo. Tô ficando doida mesmo.

Essa receita eu achei aqui. Mas como eu sou uma cozinheira muito inxirida, eu resolvi mudar algumas coisinhas, hehehe...
Inclusive resolvi batizá-la de Bolo de Maçã com Nozes, que combina mais, e que não limita ao Natal, já que é uma receita muito gostosa para o ano todo. :)

Lá vai:
Peneire em uma tigela:
1 xícara (chá) de farinha de trigo e 1 1/2 xíc. (chá) de açúcar mascavo.
Bata ligeiramente 1 ovo e acrescente à tigela.
Em seguida acrescente:
1 colher (chá) de canela
1 xíc. (chá) de nozes trituradas
1/3 xíc. (chá) de margarina ou manteiga derretida e
1 colher (sopa) de açúcar de baunilha (se vc não encontrar esse açúcar, a receita original é : 1 colher (sobremesa) de baunilha).
Descasque 3 maçãs daquelas bem azedinhas. Eu usei a Maçã Gala. Pique em cubinhos e acrescente.
Mexa tudo junto. Fica uma massa um pouco seca.
Por último adicione 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.

Leve ao forno pré-aquecido, 180ºC, numa travessa untada e enfarinhada, para assar por 30 min.
Tire do forno e sirva quente ou espere esfriar.
Mas eu digo que aqui em casa ninguém aguenta esperar, não! Hahaha... vai quentinho mesmo, com uma bolinha de sorvete de creme. Hummm, delícia!

Vai ser a sobremesa que eu vou fazer pro Natal. :)

Fica um bolo molhadinho, uma delícia !!

Na Cozinha - Focaccia de Calabresa

27 de nov de 2007

Tem coisa mais contraditória que precisar emagrecer e gostar de pão?
Ou melhor, estar numa dieta ferrada e gostar de cozinhar?
Não, não, mil vezes NÃO!!!

Ahhh, não é dieta coisa nenhuma, é reeducação alimentar. Quer dizer que eu posso comer de tudo um pouco. Bem pouco, mas posso! =P

Então vamos à receitinha. Super fácil, prática e deliciosa.


















Para a massa você vai precisar de:
4 ovos
2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de salsinha fresca picada
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
sal e orégano a gosto
1 colher (sopa) de fermento em pó.

Para a cobertura:
400g de linguiça calabresa picadinha
10 azeitonas picadas
1 cebola picada
2 dentes de alho socados
3 tomates s/ semente picados
1 colher (sopa) azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
sal, pimenta do reino, orégano, basílico e cheiro verde a gosto

Agora vamos ao preparo:
1. Frite a linguiça com a cebola e o alho e reserve.
2. Em outro recipiente junte os tomates picadinhos com as azeitonas, sal, azeite de oliva, orégano, pimenta do reino, cheiro verde e basílico.
3. Junte o recipiente 1 com o 2. =]
4. Só falta o queijo ralado, mas esse é por último. Aguenta aí...

Vamos à massa:
1. Bata os ovos na batedeira por 5 minutos.
2. Vá acrescentando aos poucos os outros ingredientes (menos o queijo e o fermento em pó), alternando os secos com os líquidos, até formar uma massa homogênea.
3. Pronto, agora adicione o queijo ralado e o fermento, misturando delicadamente à massa.

Coloque a massa numa forma untada e polvilhada com farinha de trigo.
Distribua a cobertura sobre a massa e polvilhe o queijo ralado.
Leve ao forno pré-aquecido, 180ºC por 35min.

E vòilá. Nham, nham, nham... Tá pronto(a) para os elogios?!? =]

Cakes de desabafo

21 de nov de 2007

Os dias estão frios e cinzentos. E eu ando com uma preguiça descomunal. Humpf.


O aquecedor subiu no telhado. Ficamos domingo e segunda no maior friozão, cerca de 4ºC. Banho de canequinha.

A véia resolveu tomar boleta pra emagrecer. Tá deixando marídeo preocupado e me deixou com uma raiva danada. Urghhhh.

Eu queria saber porquê toda vez que eu resolvo que vou andar de mãos dadas com o DEF (Dieta e Exercício Físico) acontece alguma coisa para atrapalhar.

Eu tô muito resmungona hj.

Bolo de Fubá Cremoso - Delícia !!!

16 de nov de 2007

Hoje está um dia frio, chato, cinzento.
Só um bolinho bem gostoso como esse e um chá bem quentinho para dar uma animada.
Então fui pra cozinha e olha só o que eu fiz.
É super rápido, fácil e uma delícia. Pode apostar ! Sucesso garantido.

Vamos aos ingredientes. Você vai precisar de:
4 ovos, 4 xícaras (chá) de leite, 1 1/2 xícara de açúcar, 1 1/2 xícara de fubá, 2 colheres (sopa) farinha de trigo, 2 colheres de margarina ou manteiga, 1 xícara de coco ralado, 1 xícara de queijo parmesão ralado e 1 colher de fermento em pó.

Bata tudo no liquidificador. A massa fica bem mole.
Leve ao forno pré-aquecido, numa forma redonda com furo no meio (devidamente untada com margarina e polvilhada com açúcar) por cerca de 30 minutos.
Quando estiver dourado por cima está pronto. Fica meio mole, você vai achar que está cru, mas está prontinho.
Só que você tem que esperar uns 10 minutinhos para que ele esfrie um pouco para você poder desenformá-lo.













Aí é só alegria !!

Bom final de semana e bom proveito! :)

Meme do livro ...

15 de nov de 2007

A querida Tábata me passou esse meme do livro, então lá vai:

É assim:

1. Pegue um livro próximo (PRÓXIMO, não procure);
2. Abra-o na página 161;
3. Procure a 5ª frase completa;
4. Poste essa frase em seu blog;
5. Não escolha a melhor frase nem o melhor livro;
6. Repasse para outros 5 blogs.

O primeiro livro que apareceu na minha frente foi "What to expect the Toddler Years" de Eisenberg, Murkoff and Hathaway - que tem sido o nosso guia para entender as fases pela qual passamos com o desenvolvimento da Mariana. A quinta frase da página 161 diz:

"Com cada pessoa desperdiçando muito tempo em frente à TV há consequentemente pouca interação, pouco compartilhamento de idéias, sentimentos e valores. "

E fala exatamente sobre o 18ºmês, que é o que a Mariana tem agora. :)

Quem quiser responder ao meme, please "feel free". :) Me avise nos comentários para eu dar uma olhada, ok.

BOM FERIADO!!!



Tirando o pó

14 de nov de 2007

* Nossa, que poeira aqui nesse blog. Deus meu...

* Tô de volta... aos poucos vou contando tudo.

* Estava (ou ainda estou) numa fase lenta, precisando organizar coisas, planejar outras, viver um pouco mais.

* Fomos para a Itália para dar entrada no passaporte italiano. Foi uma doideira, passamos por momentos tensos, mas no final das contas tudo acabou em uma boa pizza. E o processo tá caminhando, devagar e sempre. E isso é o que importa!

* A Mariana tá fofa, delícia de menina. Mas tá me dando bastante trabalho, por isso tenho ficado pouco tempo na net.

* Testei várias receitas maravilhosas e preciso publicar. Uma delas é o Bolo de Fubá Cremoso, que segundo marídeo (by Isabella LV) é o melhor bolo que ele já comeu na vida! :) Aguardem...

* Tô tricotando um cachecol lindo. Aguardem fotas! :)

* Em menos de 15 dias eu tive a manha de perder a minha carteira 2 vezes. Tô falando que eu não tô bem.

* Perdi o amigo secreto do LV. Buááá...

* Comprei umas bolsas lindas, de um certo site. :) Ai ai...

* Quando começa o inferno astral hein? Alguém sabe me dizer. Porque tá ph*da! Afff...

* Falta bem pouco pra eu me tornar uma balzaca. Ai Deus, socorro!!

* Tô fazendo exercícios na máquina dos infernos (transport) 4x/semana. Tá bom né? 30 min e eu corro/caminho/subo (sei lá o que eu faço naquela máquina) praticamente 7km.
E já estou indo pra terceira semana. :)
Pra semana que vem tô pensando em fazer 45 min. Forças, Deus, é o que te peço.

* No mais é isso.

* Não me abandonem, pleaseeee!