Pão Pizza, hummm...

14 de jul de 2009


Recebi essa receitinha da minha querida sócia Andréa, e pela foto que ela tinha mandado junto com a receita eu já tinha ficado com água na boca. Hummm...
Receita prática e fácil, do jeito que eu gosto. E para um lanchinho é perfeita!!
Feita na máquina de pão.

Vamos lá:

Pão Pizza

Ingredientes:
500g de farinha de trigo
250ml de leite
125ml de óleo vegetal
8g de fermento biológico seco (ou 30g fermento biológico fresco, caso vc vá amassar na mão)
1 ovo
3g de sal
3g de açúcar

Eu sou adepta à lei de menor esforço, então claro que usei a máquina de pão para preparar a massa.
Na forma da máquina de pão coloquei primeiro os ingredientes líquidos: leite, óleo e ovo levemente batido.
Por cima a farinha de trigo cobrindo bem todo o líquido. Em um dos cantos o sal e em outro o açúcar. Fiz um buraquinho no meio para colocar o fermento e levei à forma à máquina, liguei no modo amassar (14 minutos) e depois coloquei o meu timer para me avisar após 30 minutos, que foi o tempo de crescimento da massa.

Hora de preparar o recheio.
Usei: 300g de presunto magro, 400g de queijo Gouda fatiado, 2 tomates picadinhos, orégano e manjericão à gosto.

Após o tempo de descanso, retirei a massa da forma e coloquei-a sob a minha bancada de trabalho, já previamente enfarinhada.
Separei a massa em 2 partes. Abri uma parte com o auxílio do rolo (lei do menor esforço de novo), mas dá pra abrir na mão tb.
Coloquei metade do recheio e fui enrolando o pão como um rocambole.
Dispus numa assadeira também já enfarinhada.
Fiz o mesmo com a outra metade da massa.

Pincelei um ovo batido e polvilhei muito queijo parmesão ralado na hora.
Levei ao forno pré-aquecido para assar por 25 minutos à 180ºC.

Retirei do forno e foi difícil aguentar alguns minutinhos de espera para que os pães esfriassem um pouco. :)

Estou repetindo a receita agora... e hj vou rechear um com Calabresa e outro com Mussarela e Alecrim.

Se você fizer a receita, venha me contar se deu certo!! Se quiser me enviar fotos, eu publico aqui no blog. :)