Istanbul - A cidade multicolorida

16 de abr. de 2009

A internet me deixou na mão ontem, por isso não teve post contando da viagem...
Parece que hoje tudo se normalizou, então lá vamos nós.
Vou contando e relembrando os momentos que passamos lá em Istanbul na Páscoa e vcs vão viajando comigo, ok? :)

Ainda na sexta, desistimos de entrar na Aya Sofya (Haghia Sophia), pq a fila estava imensa.
Resolvemos caminhar até o Grand Bazaar e ver as belezas de lá.

O lugar é imenso, com várias lojas de artesanato, jóias em ouro e pedras preciosas e o que mais nos ofereciam era "Carpets" - os famosos tapetes.

O corredor com lojas de jóias. Olha a bandeirinha do Brasil ali na loja. :)

Um show de cores, uma confusão de línguas e um lugar lotado.

Me apaixonei por esses lustres coloridos! :)

O grande barato do lugar é pechinchar. Se vc tem interesse em algo, pechinche. Mas depois que começar a pechinchar voce tem que ir até o fim e levar algo.
Eu estava de olho nas louças. Pratos lindíssimos, coloridos e pintados à mão. Difícil escolher apenas um, porque são todos tão lindos.
Há diferença de preço nas louças, mas é difícil comparar uma loja com outra.


O que fiz foi parar em uma delas e escolher o que queria. O preço inicial das peças que escolhi seria um total de 290 liras turcas. Com o "choro" pagamos 170 liras turcas (o equivalente à 85 euros) por 1 prato grande e 4 cumbucas pequenas.

Queria ter comprado mais peças, mas pensei na dificuldade de trazê-las comigo no avião. Uma pena! Já estou arrependida de não ter comprado mais...

Saindo do Grand Bazaar fomos almoçar num restaurante indicado pelo nosso guia Time Out, o Hamdi Et Lokantasi, especializado em Carne "alaturca".
O restaurante ocupa um prédio de 4 andares, à direita da Praça Eminönü. É um dos Top 10 Restaurants da cidade e é frequentado por pessoas nativas, particularmente executivos que vão para almoçar e fãs de carne.
Recomendamos o lugar. Atendimento rápido e atencioso, o lugar é agradável, limpo e arejado, entradas apetitosas (a minha entrada foi Alcachofra com legumes, bem temperados, uma delícia), os pratos de carne são realmente muito saborosos e o preço é justo.
Não temos fotos dos pratos que comemos, uma pena...

Ao redor do restaurante é cheio de lojinhas com temperos. Às vezes eu tinha a sensação de estar em Ciudad del Este, no Paraguay, hahahaha...

Saindo de lá fomos caminhando pela Praça Eminönü até o Spice Bazaar.

Dentro do Spice Bazaar

Saímos de lá, passamos pela estação de Trem, famosa por ser a última parada do trem Oriente Express e que tem um restaurante com o mesmo nome e caminhamos até o parque onde há o Museu Arqueológico para dar uma relaxada.

Essa foto é pra Angie, que pediu uma foto da Mariana. :)

Apesar do visual bem cara de primavera, estava ventando muito e um pouco frio. Tivemos que usar casacos todos os dias.
Segundo o que ouvimos, o mês de Abril é indefinido: pode fazer calor, frio, chover, ventar, ficar nublado, ficar ensolarado...
Mas as flores estarão sempre lá, para colorir e alegrar o lugar.