Viagem para Istanbul/Turquia - parte 1

14 de abr. de 2009

Voltamos!
Foi uma viagem incrível, mas voltar pra casa é bom demais!
Estávamos com saudades do nosso lar, do silêncio e calmaria que temos por aqui. :)

Aos poucos vou contar o que vimos, comemos, compramos, fizemos e gostamos em Istanbul.

Saímos de Düsseldorf na quinta às 16h40 num vôo da Lufthansa com conexão em München.
Nossos bilhetes foram emitidos com milhas da TAM, que faz parte do grupo Star Alliance e como as passagens sairam de graça (yeah, só pagamos as taxas) valeu à pena pegar esse vôo mesmo com conexão, que além de tudo foi super rápida (apenas 40 minutos), nada de ficar horas no aeroporto de Munique.
Chegamos em Istanbul à noite. O fuso horário é de 1 hora a mais que a Alemanha (6h a mais que o Brasil).
Tomamos um táxi no aeroporto e fomos direto para o hotel, localizado na região Sultanahmet, onde ficam os principais pontos a serem visitados.

Durante o percurso do aeroporto para o hotel eu fiquei encantada com os canteiros de tulipas por toda a extensão da Kennedy Caddesi (avenida principal à beira mar).

Fomos acordados por volta das 5h da matina pelo mensageiro muçulmano que avisa que é a hora da Oração direto das torres (minuretas) que possuem alto falantes.
Os muçulmanos rezam 5 vezes por dia e a primeira hora da oração ocorre por volta das 5h da manhã.
As primeiras frases cantadas são sempre as mesmas: "Obrigado, Senhor. É a hora da oração", ou algo do tipo conforme nos explicaram.

Após o café da manhã começamos a nossa peregrinação. :)
Primeira parada foi o Arasta Bazaar, que fica bem próximo ao hotel. Comprei o copinho para a minha coleção e seguimos rumo à Blue Mosque.

Arasta Bazaar

Blue Mosque

Fachada lateral da Blue Mosque

A entrada na Mesquita é grátis. Existem 2 entradas: a entrada para muçulmanos e a entrada para infiéis.
Logo após subir as escadas para a entrada é necessário tirar os sapatos. Caminhamos sobre tapetes desde a entrada.
Dentro da Mesquita é tudo de carpet e haviam alguns muçulmanos rezando em meio ao barulho dos turistas, separados por uma pequena grade.

Dentro da Blue Mosque

Caminhando rumo à Aya Sofya

Logo mais eu continuo contando... aguardem! :)