Torta de Ricota com Calda de Cerejas

3 de mar. de 2009

Antes que eu me esqueça vou publicar aqui a receita da torta que fiz para sobremesa de domingo.
É uma torta fácil e super rápida de fazer, não faz muita bagunça na cozinha e fica deliciosa!
Me lembra muito a minha infância... sempre que meu pai ia pra Maringá ele comprava uma torta dessas para levar pra gente.
E sabor de infância é uma coisa muito séria! :)

Vamos à receita.
A massa é Pâte Sucrée, que nada mais é que:
200g de farinha de trigo
100g de manteiga em temperatura ambiente
4 gemas
100g de açúcar de confeiteiro
1 1/2 colher de essência de baunilha (eu usei açúcar de baunilha Bourbon)
1 pitada de sal
Em um refratário redondo coloquei a farinha formando uma cavidade no meio onde acrescentei a manteiga, as gemas, o açúcar, sal e a baunilha. E fui misturando tudo com uma das mãos, sovando delicadamente até todos os ingredientes se fundirem numa massa lisa.

Forrei o fundo e lateral da minha travessa com essa massa.

Para o recheio eu usei:
400g de ricota (a ricota aqui parece Cream Cheese, não é tão granulada como no Brasil)
1 lata de leite condensado
raspas de 1 limão verde

Bati a ricota com o leite condensado no liquidificador, depois acrescentei as raspas de limão e dei uma leve batida.

Cobri a massa e levei ao forno já pré-aquecido por cerca de 40 minutos.
Aqui é bom fazer o teste do palito, ele tem que sair apena úmido, sem resquícios do recheio.

Tirei do forno e levei à geladeira para gelar de um dia para o outro. É necessário pelo menos 3h de refrigeração, ok. Não se afobe, amiga! :)

Para a calda eu usei:
300g de cerejas in natura (tirar as sementes - eu faço um corte em X nas 2 extremidades e forço de um lado e a semente sai do outro)
100g de açúcar
mais ou menos 100ml de água.

Numa panela leve ao fogo o açúcar e as cerejas. Vá pingando a água conforme for preciso. A calda vai começar a engrossar. Se for preciso junte um pouco de amido de milho dissolvido em água.

Espere esfriar e cubra a torta.


Pronto! Buon Appetito! :)

O recheio ficou com sabor parecido a Ambrosia (doce de leite coalhado).
Na próxima vez vou fazer numa forma menor, de aro removível, para poder desenformar a torta inteira e fica com mais recheio em cada fatia. :)