Pavê de Chocolate e muitos motivos para comemorar

19 de out. de 2009

* Dia 17/10 é dia de comemorar o descobrimento da gravidez da Mariana. Há 4 anos atrás eu chorava de emoção e medo ao ouvir a médica me dar o diagnóstico de uma gestação de 10 semanas.

* Dia 21/10 é dia de comemorar o casamento religioso, 3 anos. Um dos dias mais felizes da minha vida, pois eu estava me casando pela segunda vez com o mesmo marido e tendo a família e amigos queridos como testemunha.

* Uma amiga querida chegando aqui em casa para passar 1 semana conosco, mais um motivo de festa!

Então no sábado fiz Pavê de Chocolate usando a minha travessa em formato de coração.
E me lembrei muito da minha mãezinha, pois essa é uma das receitas de sucesso dela.

Vamos aos ingredientes:

200g de bolacha champagne
leite e licor (usei Bailey's) para umidecer as bolachas

Montar a primeira camada com bolachas champagne umidecidas em leite e licor. Faça como achar melhor ao paladar. Se quiser pode molhar as bolachas com guaraná.


Para o creme de chocolate:
2 gemas (reserve as claras)
meia lata de leite condensado
300ml de leite (ou mais, caso ache necessário)
2 colheres (sopa) de amido de milho (maizena)
100g de chocolate amargo (85% de cacau)

Numa panela coloque o leite condensado, as gemas, o leite e a maisena dissolvida nele e vá mexendo.
Quando começar a engrossar, abaixe o fogo e vá acrescentando o chocolate aos poucos, incorporando-o ao creme. Se estiver muito grosso vá adicionando leite aos poucos.
Mexa por mais uns 5 minutos, até que o creme esteja firme e liso.

Cubra a camada de bolachas com o creme.


Cobertura:
2 claras batidas em neve
4 colheres (sopa) de açúcar
125g de creme de leite

Bata as claras em neve, acrescente o açúcar e por último o creme de leite.
Cubra a camada de creme de chocolate.


Leve à geladeira por pelo menos 4h. Fica mais gostoso quando preparado de um dia para o outro. :)

Antes de servir eu piquei 5 bombons Ouro Branco que ganhei da Aninha e estavam esperando para serem consumidos.
Hummm! Ficou bem bom!!! :)