Torta Mineira de Banana

14 de ago. de 2009

Me lembro de ter ido à casa de uma amiga e ela ter servido uma Torta de Banana bem diferente, com camadas de banana, pouquíssima massa e um sabor delicioso acentuado por canela.
Ela havia comentado que o modo de preparo dessa torta era um pouco diferente do convencional. Os ingredientes secos e as bananas cortadas na longitudinal são alternados em camadas e por cima coloca-se uma mistura de leite com ovos.

Ontem eu estava na minha cozinha pensando num bolo para o café da tarde, algo não muito calórico, mas saboroso. Vi as bananas e me lembrei da Torta da minha amiga.

Lá fui eu tentar reproduzir a torta.

Usei:
5 bananas cortadas na longitudinal
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) açúcar mascavo
1 colher (sopa) canela em pó
1 colher (sopa) fermento em pó

Untei uma forma redonda de 24cm e polvilhei açúcar mascavo. Misturei os ingredientes em pó: farinha, açúcar, canela e fermento.
Coloquei metade dessa mistura de pós na forma, cobri com metade das bananas cortadas, a outra metade da mistura e a outra metade das bananas na sequência.

Com um fouet bati rapidamente:
1 xícara (chá) de leite
3 ovos

Reguei toda a forma com a mistura de leite e ovos e levei ao forno pré-aquecido (180ºC) para assar por 35 minutos.
Após esse tempo, abri o forno e polvilhei açúcar com canela em toda a Torta e deixei no forno por mais 10 minutos para dourar.

Pronto! A Torta fica realmente deliciosa!



Importante: distribua bem o líquido por toda a forma, para que a mistura em pó possa ficar bem úmida, para assar por igual.