Pão de Cenoura c/ Gorgonzola e Ricota

13 de ago. de 2009

Fazia dias que eu estava querendo fazer um pão de cenoura, bem amarelinho e saboroso. Hummm, só pensava na manteiga derretendo no pão quentinho. Nhac!
Ontem foi um dia propício para ficar em casa, inventando moda na cozinha.
Peguei uma receita de Pão de Cenoura para fazer na máquina de pão, numa das apostilas que a queridíssima Chris me passou.
Daí resolvi que faria o trabalho pesado = amassar e sovar a massa na máquina de pão e depois que a massa estivesse crescida eu faria pãezinhos para rechear com uma pasta de gorgonzola e ricota bem temperadinha.


Coloquei os ingredientes na máquina de pão:
240ml de água morna
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
400g de farinha de trigo
2 cenouras médias trituradas (passei as cenouras pelo processador de alimentos)
1 colher (sopa) de açúcar mascavo (pode usar açúcar cristal normal)
3g de flor de sal (pode usar sal normal também)
1 colher (chá) de páprica em pó (para dar uma corzinha no pão)
2 colheres (chá) de fermento biológico seco

Primeiro a água, em seguida a manteiga, farinha, num dos cantos o açúcar, em outro canto o sal e em outro canto a páprica em pó. **** atenção aqui, esqueci de colocar algo importante. Já conto!
Liguei a máquina no modo Massas de Levedura e enquanto a máquina misturava os ingredientes, fui triturar a cenoura. Após alguns minutos amassando, abri a tampa e acrescentei a cenoura triturada.
A máquina continuou o processo, amassando, deixando a massa crescer, amassando novamente. Tudo isso levou 1h30 e eu aproveitei para falar ao telefone com um amiga queridíssima, a Mari. :)

Conversa vai, conversa vem, a máquina terminou todo processo.

Fiz a pastinha com:
100g de gorgonzola
100g de creme de ricota (a ricota aqui não é granulada, é cremosa)
1 colher (sopa) de tempero verde
flor de sal e pimenta do reino à gosto

Quando fui trabalhar a massa para fazer os pãezinhos percebi que ela estava muito pesada, dura, nem um pouco elástica e macia como deveria estar.
Aí me lembrei que me esqueci de colocar o fermento!!!
Os asteriscos ali em cima **** são pra lembrar vocês de não se esquecerem do fermento, óquei?? :)

Voltei a massa para a forma da máquina, fiz um buraco no meio (com muito esforço) e coloquei o fermento. Liguei a máquina no modo Amassar, que leva 14 minutos.
Deixei crescendo por mais 20 minutos, aí tirei da forma para trabalhar a massa.
Nisso o meu tempo era curto e resolvi fazer um pão na forma de Bolo Inglês, porque eu queria recheá-lo, né.

Com as mãos eu abri metade da massa e forrei o fundo da forma, que já estava untada com margarina e enfarinhada.
Coloquei o recheio: a pasta de gorgonzola com ricota.
Cobri com o restante da massa. pincelei uma gema de ovo e polvilhei queijo parmesão ralado na hora.
Levei ao forno desligado e deixei crescer por mais 20 minutos.
Após esse tempo liguei o forno e assei o pão por 30 minutos.

Mesmo com os imprevistos o pão ficou delicioso, macio, saboroso.
Com certeza terá repeteco dessa receita aqui em casa!! :)

Nhac!!!