Chocolate, chocolate ...

1 de jun. de 2009


Chocolate é um alimento proveniente do cacau.
A origem do seu consumo remonta à época das antigas civilizações Maia e Asteca.
Os maias plantavam cacau em seus quintais e utilizavam suas sementes para preparar uma bebida forte e amarga.
Na Europa só foi conhecido após a conquista dos astecas pelos espanhóis e passou a ser um alimento favorito da corte.
Mas foi somente depois da Revolução Industrial que passou a ser comercializado na forma que encontramos hoje em dia.

Dentre as suas propriedades estão: ser altamente energético, possuir considerável ação antioxidante, antidepressivo e estimulador do hipotálamo, induzindo sensações de prazer e elevando o nível de serotonina.

Na sociedade atual ele é usado para simbolizar a linguagem no relacionamento humano, seja para dizer um "obrigado", "feliz aniversário" e em comemorações especiais, como Dia dos Namorados, Páscoa e etc.

Pode-se afirmar que após a descoberta do chocolate a culinária de muitos países se modificou.

O brigadeiro (ou negrinho no Rio Grande do Sul) é um docinho feito com chocolate em pó típico do Brasil.

Chocolate já foi tema de vários filmes, como por exemplo "Chocolat" (2000) com o ator Johnny Depp.

Eu tenho meus chocolates favoritos. Quando estou com saudades do Brasil, não há o que substitua um delicioso Ouro Branco da Lacta ou uma caixa de Bis.


Outro dia pude relembrar o gosto do Stikadinho (Neugebauer) graças a querida Ana, que me enviou uma caixa recheada com eles na Páscoa.



Aqui na Alemanha eu gosto bastante dos chocolates da Ritter Sport. A variedade é enorme e o sabor muito bom. A cada estação do ano eles lançam novos sabores de edição limitada. O de Zitrone Yogurt (limão com iogurte) é sucesso de verão já há 3 anos.



Também sou fã fervorosa de Kit Kat e até hoje não entendo o porquê de ele ter sido descontinuado no Brasil.Outro particularmente delicioso é fabricado artesanalmente pela Heinemann Konditorei aqui em Düsseldorf: trufa de champagne.


E você, gosta de chocolate também? Qual o seu preferido?

** Créditos para imagens: Google Images.

Obs.: Os comentários estão sob moderação e poderão demorar um pouco para eu aprová-los, pois estou em férias!! :)