Preparando a festa - parte 1: Esfihas de Frango

20 de abr de 2009

Mês que vem é aniversário de 3 aninhos da filhota, mas devido a algumas intercorrências resolvemos antecipar a comemoração e fazer a festinha no próximo domingo.
Há algumas semanas atrás eu testei uma receita de esfiha, cuja massa excelente acabou virando Tarte D'Alsace, uma delícia! Logo posto a receita do recheio pra vcs.

Hoje repeti a receita da massa e preparei as esfihinhas de frango para a festinha.


Vou dar uma pausa nos posts sobre a Viagem para a Turquia para compartilhar com vocês as guloseimas que estou preparando durante essa semana, ok? :)

Massa para Esfiha:
50g de fermento biológico - eu usei o fresco
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
2 copos (tipo americano) de água morna
1/2 copo de óleo - eu usei azeite de oliva
1 kg de farinha de trigo

Numa bacia grande coloque o fermento e o açúcar e com o auxílio de uma colher ou espátula de silicone vá mexendo até o fermento "derreter" e ficar com consistência de mingau.
Acrescente o sal, a água e o óleo e mexa com a colher para misturar tudo.
Vá colocando a farinha aos poucos e sovando a massa com uma das mãos. A massa está pronta quando se solta das mãos e continua macia.
Cuidado para não colocar muita farinha de trigo e ficar com uma massa muito dura.
Deixe descansar por cerca de 45 minutos, para que a massa cresça.

Para o recheio eu usei:
1kg de filé de frango cozido com temperos e desfiado
salsinha, cebolinha, milho verde, azeitonas, pimenta do reino e sal à gosto.

Numa superfície limpa, polvilhei farinha de trigo e fui abrindo pequenas porções de massa com o rolo.
Usei uma taça de sobremesa para cortar. Vc pode usar um copo de boca mais larga (cerca de 8cm de diâmetro) ou um cortador próprio.

Recheei com o frango temperadinho e fechei.
Pincelei uma gema de ovo e levei ao forno para assar por cerca de 20 minutos à 180ºC.

O rendimento foi de 58 esfihinhas.

Está servido?? :)