Cookies, cookies, cookies !!!

17 de mar. de 2009

Desde o momento que vi essa receita no blog da Patrícia eu tive a certeza que iria executá-la, e em breve de preferência.

Aqui em casa somos os 3 viciados em Cookies.
Para vocês terem idéia do tamanho do vício, na nossa viagem à NY no ano passado, era sagrado passar por algum Starbucks para comprar cookies após o almoço, para dar uma adoçada na boca. :)
E no dia que estávamos passeando pelo Central Park, entramos no Starbucks e compramos Cookies de Cranberries c/ Aveia na ida e na volta do passeio. Hehehe... Que delícia!

No domingo escalei a filhota para me ajudar com a receita.
Ela ficou toda feliz e faceira e fomos para a cozinha.

Vamos à receita (e as minhas pequenas modificações de acordo com o que eu tinha na dispensa):



Cookies de banana, chocolate e aveia - Os meus foram: Cookies de Banana, aveia e macadâmia

- xícara medidora de 240ml

1 ¾ xícara (200g) de aveia em flocos finos
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¾ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de canela em pó
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (175g) de açúcar mascavo claro – pressione-o na xícara na hora de medir
½ xícara (100g) de açúcar granulado
1 ovo grande
2 colheres (chá) de extrato de baunilha - usei açúcar de baunilha de Bourbon
1 xícara (170g) de gotinhas de chocolate meio amargo - não usei.
1 banana média, madura (mas ainda firme), em pedacinhos de menos de 2cm
1 xícara de amêndoas inteiras, grosseiramente picadas - substitui por macadâmia
Pré-aqueça o forno a 190ºC – você vai usar a parte central do forno para assar os cookies. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga. Usei as minhas formas de pizza e mais uma forma baixinha que tenho.

Numa tigela média, junte a aveia, a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela. Reserve.

Coloque a manteiga, o açúcar mascavo e o granulado na tigela grande da batedeira e, usando o batedor em formato de pá, bata para misturar, cerca de 1 minuto. Bati à mão mesmo, com um pão duro.
Junte o ovo e a baunilha e bata novamente.
Acrescente os ingredientes secos reservados, 1/3 da mistura por vez, e bata só até incorporar. Misture as gotas de chocolate (eu não usei), a banana e as amêndoas (não tem problema se os pedacinhos de banana amassarem um pouquinho).

A minha massa não ficou totalmente "ligada", mas deu super certo.

Coloque porções de 1 colher (sopa) cheia de massa nas assadeiras preparadas, deixando espaço entre uma e outra. Umedeça a palma da mãe e achate levemente cada bolinha de massa.
Levei ao forno para assar por 15 minutos, uma forma por vez.
Retirei do forno a primeira fornada e deixei esfriando. Coloquei a segunda forma para assar por 15 minutos tb e em seguida com a terceira forma.

O rendimento foi de 30 cookies bem grandes (pelo menos para um cookie ele era bem grande, haha), do tamanho da palma da minha mão. :)

Não preciso dizer que hoje, terça-feira, já não existe mais nenhum cookie dando sopa aqui em casa, preciso?? :)

Já providenciei Cranberries e vou fazer essa receita de novo e logo.