Marianices Auf Deutsch

20 de nov. de 2008

É incrível como é enorme a capacidade de aprendizado de uma criança.
Nessa fase papagaio, tudo que eles ouvem, eles repetem. E nessa repetição eles vão fixando as palavras e onde aplicá-las.

Mariana tá com 30 meses, fala pelos cotovelos, já chega a discutir um assunto conosco quando quer algo que não queremos dar. Impessionanti (como ela repetiria!).

Em casa só falamos português com ela, não porque queremos criá-la numa sociedade paralela, mas sim para não confundí-la, para ela saber que a língua pátria dos pais e tb dela é o português (apesar de ela ter nascido na Alemanha e ter passaporte italiano).
Assistimos muitos filminhos em português, mas alguns tb em inglês (como o WallE, por exemplo) e às vezes (raramente mesmo) assistimos tv alemã com ela.

Um fato curioso foi quando estivemos nos USA em março, ela tinha 22 meses e ao me ouvir dizer "thank you" para uma pessoa que me deixou passar, ela repetiu muito bonitinho e em claro e bom tom, tanto que a pessoa achou o máximo!! :)

O contato dela com a língua alemã é dado nas aulinhas que participamos todas as sextas-feiras, onde são 8 crianças com suas mães e a professora, somente Mariana e eu somos estrangeiras; tb com minhas vizinhas, principalmente as velhinhas que adoram conversar com a Mariana e escutar ela dizendo "hallo" e "tchüss"; e por último a nossa faxineira, a PutzFrau ou só Frrrau como a Mariana diz.

Com a Frau a Mariana conversa muito, diz muito "ja" (pronuncia-se, que quer dizer sim).

E hj eu estava conversando com a faxineira e quando nos despedíamos eu disse: "Alles Gut" (tudo de bom), "Ebenso" (pra vc tb). E a Mariana saiu repetindo tudo.

Achei o máximo!! E como mãe babona que sou, beijei, amassei e afofei muito a minha filhota!