Grécia - Dia 3 Athenas

17 de set de 2008

Eu devia ter levado um caderno para anotar tudo, tim-tim por tim-tim, pq eu já me esqueci de muita coisa. E tb eu ando sem tempo para escrever os posts como eu gostaria, daí com as anotações seria bem mais fácil. Lição aprendida para a próxima viagem. :)

No dia 2 ainda, me esqueci de falar sobre o New Acropolis Museum, que é um Museu que eles idealizaram para as Olímpiadas de 2004, mas que ainda não está pronto.

Passamos por lá. O Museu será realmente muito interessante, com o piso todo de vidro que possibilita ver as escavações em baixo e com vista para o Parthenon. O intuito maior é conseguir reaver as obras que estão no British Museum em Londres, mas pelo jeito isso será uma briga longa.

Novo Museu da Acrópole

Ahhh, o ticket para entrar na Acrópole custa 12 euros e dá direito a entrada em: Teatro de Dionísio, Ágora Antiga, Ágora Romana, Keramikos e Templo de Zeus.

Bom, dia 3 foi o domingo. Logo após o café da manhã, fizemos o checkout e deixamos as malas no hotel para buscarmos mais tarde.
Tomamos o metrô em direção à Ágora Antiga. Passamos novamente pela Biblioteca de Adriano, que fica rodeada por lojinhas de souvenirs.
Entrei numa delas e comprei um copinho para a minha coleção. Foi um dos lugares mais baratos até hj, paguei apenas 1 euro (geralmente custam em torno de 2,50 euros).

Dali partimos para a Ágora, onde a filhota aproveitou para correr livre, leve e solta.

Filhota na Ágora Antiga

A Ágora Antiga era um mercado, fundado no século 6 antes de Cristo (AC), não só um centro de compras, mas tb tudo relacionado com vida pública, artes, política, comércio e religião.

Marídeo ainda subiu no Templo de Ephastus para tirar algumas fotos.

Templo de Ephastus

Seguimos o passeio, passando por Adrianou, rua charmosinha famosa por seus Cafés. Andamos rumo ao Cemitério Keramikos, que tem um pequeno Museu.

O tempo voltou a fechar, então resolvemos pegar o metrô e ir em direção ao o Museu Arqueológico. A idéia era achar algum restaurante por lá e fazer a visitação ao museu em seguida.

Só que a chuva chegou antes do nosso plano se concretizar. E pra piorar nós erramos o mapa e fomos para o lado contrário. E a chuva começou a aumentar. Foi um quiprocó. Ainda bem que a capa do carrinho da Mariana está sempre no carrinho, então ela ficou protegida.
Arriscamos pegar um ônibus que estava passando e descemos bem próximo ao Museu. Paramos num fast food para comer, relaxar um pouco e nos secar.
A Mariana acabou dormindo logo que a chuva começou, então não teve estresse por parte dela. A única coisa é que ela ficou sem almoço, mas eu tinha um pacote de bolachas, uma caixinha de suco e uma maçã na bolsa. :)

Fomos para o Museu. O ticket custa 7 euros.
O Museu Arqueológico é enorme. O nosso guia Time Out diz que é um dos Museus com a maior coleção do mundo.
O melhor jeito de visitá-lo é por ordem cronológica.
Não vou detalhar o Museu, pq vai ficar um post enorme.
Uma curiosidade é que as estátuas de bronze eram derretidas para a fabricação de armas. Só que algumas estátuas foram encontradas num navio náufrago a pouquíssimo tempo atrás e entre elas está uma que eles não sabem se é Zeus ou Poseidon, pq faltava uma peça na mão para assegurar quem é a figura, o raio ou o tridente, respectivamente.
Depois disso vimos tantos jarros, vasos e outros ornamentos e meu nível de concentração foi embora.
Marídeo ainda terminou de visitar o piso térreo e o piso superior.

Encerrando a visita ao Museu, fomos em direção à Plaka, marídeo foi ver o Teatro de Dionísio e eu fiquei com a filhota brincando pelo calçadão.

Teatro de Dionísio

Qdo ele voltou, Mariana olhou pra ele e disse:
"Pai, vem, vem... péga o qual" - esse "péga o qual" é uma das frases dela mais sem sentido para quem ouve de fora. É que qdo ela queria algo, eu perguntava: "Qual, filha?". E daí ela associou que "o qual" era algo que ela queria.
Bom, sei que ela arrastou o pai até o freezer de sorvetes da Kib*n grega e saiu de lá com um C*rnetto, hahaha...
É minha filha mesmo! :)

Dali marídeo ainda queria ir ao Templo de Zeus e tirar fotos do Arco de Adriano, mas o nosso relógio já não permitia, então voltamos ao hotel, trocamos de roupa e fomos de táxi para o Porto, para seguirmos para o segundo destino da nossa viagem, a Ilha de Santorini.

48 horas em Athenas foram suficientes para nós. Talvez voltaremos lá, para visitar o Novo Museu da Acrópole e o Templo de Zeus.

Aguardem fotos incríveis nos próximos capítulos! :)