Super Hiper Maravilhosa Torta de Strogonoff de Nozes

22 de jul. de 2007

Essa é de dar água na boca, encher os olhos e de comer de joelhos de tão boa.
Fiz hoje para o aniversário de uma amiga! Mas ela já veio buscar a torta e eu nem tinha tirado foto. Vou ver se consigo uma foto ( nem que seja de uma fatia) para publicar aqui depois, ok?

Para o * Strogonoff de Nozes você vai precisar de:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 clara em neve
250g de creme de leite s/soro
1 xícara (chá) de nozes picadas
100g de raspas de chocolate

Numa panela coloque a manteiga e o leite condensado e faça o tradicional brigadeiro branco. Quando estiver dando o ponto (meio mole ainda) retire do fogo e deixe ao lado, esfriando.
Bata a clara em neve. Incorpore delicadamente o creme de leite.
Agora junte essa mistura (delicadamente também) ao brigadeiro branco, depois coloque as nozes e as raspas de chocolate e leve à geladeira por pelo menos 3h. Aqui a mistura está um pouco mole, mas assim que esfriar bem já toma jeito de um creme/mousse. Fica di-vi-no!!

Enquanto o Strogonoff de Nozes está gelando, vamos fazer o pão de ló tradicional. Eu já publiquei a minha receita aqui, caso vc não tenha uma, dê uma fuçada aqui no blog que vc a encontra.

Depois que o bolo esfriou, corteio-o em 3 camadas.
Coloquei a primeira camada de massa sobre a boleira. Coloquei vinho espumante (que eu tinha aberto no dia anterior e não tinha dado conta de beber toda a garrafa, pq eu sou fraquinha pra bebida que dá dó! huahua) numa xícara e com uma colher fui molhando a massa.
Cobri com metade do strogonoff de nozes.
Depois coloquei a segunda camada de massa, molhei-a tb do mesmo jeitinho e cobri com a outra metade do strogonoff de nozes.
Cobri com a última camada de bolo, molhei-a tb.
Fiz outro brigadeiro branco (1 lata de leite condensado e 1 colher (sopa) de manteiga), ponto mole tb. Acrescentei 125g de creme de leite s/ soro (para quebrar um pouco o doce do leite condensado).
Cobri a torta toda, inclusive as laterais.
Confeitei com lascas de amêndoas nas laterais e nozes picadinhas por cima.
E com o bico de confeiteiro confeitei o contorno todo da torta. Ficou linda e gostosaaaa! Hummm...

* O Strogonoff de nozes é uma receita da Greice que eu ousei adaptar para rechear torta. E ficou ótimo!