Passeando por Düsseldorf

25 de mai. de 2009

Recebemos a visita de uma amiga do Brasil, que ficou aqui conosco por uma semana.
A agenda esteve cheia durante esse período e nos divertimos muito! (não é, Tirza?). :)

Vou aproveitar o ensejo para contar um pouco sobre a cidade onde moro desde maio/2004.

Düsseldorf disputa com Hamburgo e Stuttgart o título de "Cidade mais rica da Alemanha" e em outros sentidos como a "cara da Alemanha" reerguida após a guerra, por ser uma cidade próspera, auto-suficiente e organizada.

A cidade tem um nome um tanto quanto inapropriado - Düsseldorf significa "a vila de Düssel", rio que corta parte da cidade e que deu o nome à ela.
Possui mais de 600 mil habitantes e importantes empresas e bancos estão aqui locados.
É considerada um grande centro financeiro e administrativo do país.
O Rio Reno corta a cidade, que possui 6 pontes que ligam um lado ao outro.

É considerada a Capital da Moda na Alemanha, abrigando os escritórios de grandes estilistas.
Para uma visita curta à Europa é uma opção um pouco cara para se fazer compras.

Foto by Tirza - Rio Düssel margeando a avenida KönigsAllee.

Não é uma cidade turística, mas possui uma ótima localização geográfica, o que permite fácil acesso à cidades como Colônia, Amsterdã, Bruxelas.
Düsseldorf é também famosa pela "Vida Noturna", sendo uma das cidades com as opções mais variadas e enjoyable do país.

Well, a Tirza chegou aqui numa quarta-feira à tarde, na Hauptbahnhof (estação principal de trem). Largamos as malas na sala, tomamos um café com muffim de blueberries e brigadeiros e saímos para passear por Düsseldorf.

Foto by Tirza

Fomos em direção ao Hafen (Porto) de Düsseldorf, onde encontram-se várias construções importantes. Dentre elas vimos: Das Düsseldorfer Stadttor, os prédios do arquiteto Frank Gehry e a Rheinturm (Rhine Tower).

O edifício Das Düsseldorfer Stadttor foi construído acima do túnel e possui 75m de altura, sendo 2 torres de vidro paralelas interligadas por 3 pisos.
A construção de é maio/1998 e ganhou vários prêmios.

Foto by Tirza - Das Düsseldorfer Stadttor

Com 234 m de altura total, a Rheinturm é imponente. Possui um restaurante giratório "Top 180", disputadíssimo em datas como Reveillon, por ter uma vista privilegiada do Show de Fogos de Artifício. Quem quiser arriscar, menu de 5 pratos por 79,50 euros. :)

Foto acervo pessoal: Outubro/2008

Para subir a torre há um elevador que vai mostrando a quantidade de metros que se está subindo. Na altura de 168m há uma Cafeteria toda "envidraçada", onde é possível olhar toda a cidade e quando o céu está claro consegue-se ver até Köln e outras cidades ao redor.

Foto by Tirza: MedienHafen e os prédios de Frank Gehry

O céu, apesar de cinzento, colaborou conosco e conseguimos ver até o prédio onde moramos, por ser um dos poucos prédios altos da cidade. :)
A entrada custa 3,80 euros (não tenho certeza).

Descemos a torre e fomos caminhando pela Promenade do Rio Reno em direção à Altstadt (Cidade Antiga) de Düsseldorf.

Fotos by Tirza

Na Altstadt há a maior concentração de bares e muitas Brauerei (Cervejaria e Restaurante típico alemão) da cidade.

Não sei se todos sabem, mas cada cidade possui a sua cerveja típica.
Aqui em Düsseldorf é a AltBier a cerveja característica, uma cerveja escura e amarga, servida em copos de 200ml.
Eu acho a cerveja horrível, aliás, não sou fã de cerveja. De vez em quando dou umas bicadas no copo do marido, que é fã de Weißen (especialmente Paulaner e Franciskaner), cerveja fermentada no trigo, típica da Baviera.

Após o passeio pela Promenade, adentramos a Altstadt pela praça da prefeitura Rathaus, atravessamos a Marktplatz e fomos aproveitar as lojas ainda abertas para fazer a primeira parada para compras: a Lush.

Saímos de lá carregadas, caminhamos mais um pouco pela Altstadt e fomos em direção à KönigsAllee.

Após uma caminhada agradável, voltamos pra casa para nos prepararmos para o dia seguinte. :)