Bolo "pão" de Mel

9 de jun. de 2008

Esse tem sabor de lembranças boas da época da faculdade.
A receita é da mãe de uma amiga que fez facul comigo... e já fazia uns 6 anos que eu não encontrava essa minha amiga, quando nos "achamos" pelo Orkut.
E logo me lembrei desse bolo... ai ai, o sabor, o cheiro bom. Não hesitei e pedi logo a receita.

Lá vai então:

2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar - eu usei o normal, mas na próxima vez vou usar o mascavo.
1 colher (chá) canela em pó
1 colher (chá) rasa de Nescafé
1 xícara (chá) de mel
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) rasas fermento em pó
2 colheres (chá) rasas de bicarbonato de sódio
1 tablete de 200 gr de chocolate meio amargo para a cobertura.

Confesso que achei estranho não ter ovos nem qualquer tipo de gordura (manteiga, margarina ou óleo) na receita, mas é assim mesmo.
Misture bem os 6 primeiros ingredientes, peneire junto a farinha, o fermento, o bicarbonato e junte à primeira mistura, mexendo bem. Colocar num tabuleiro untado com margarina.
Leve ao forno previamente aquecido para assar por cerca de 30 minutos.
Derreta o chocolate em banho Maria e cubra o bolo ainda quente.
Espere esfriar. O sabor é delicioso, a consistência é diferente de pão de mel.

Eu fiz numa travessa alta, não muito grande. O bolo cresce bastante. O meu bolo dava pra ter recheado de tão alto que ficou.
Na próxima vez vou fazer numa forma bem grande, pra ele ficar mais fino. :)



No detalhe: a mãozinha de uma menina muito sapeca que não aguentou esperar a mamãe fazer a foto e já foi logo passando os dedinhos no pedaço de bolo. :)